SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Bolsista do Programa CsF recebe menção honrosa do Prêmio BASF 2013

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/03/2013 14:22

Mais um prêmio é conquistado por bolsista de graduação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Soares Teixeira Filho, que faz intercâmbio na Universidade de Burgos, na Espanha, recebeu uma menção honrosa por estar entre os 10 melhores trabalhos do Prêmio BASF 2013. Essa premiação acontece todo ano, já está em sua 6ª edição e visa o desenvolvimento sustentável nas construções, novas tecnologias e inovação no mundo empresarial.
O projeto do bolsista, “Restauración de La Iglesia de San Esteban de Burgos”, foi realizado em uma igreja do ano de 1475, que já passou por guerras e diversas reformas. Atualmente, a obra precisa de mais uma restauração e o trabalho foi mapear exatamente todas as patologias existentes (problemas estruturais e não estruturais) e encontrar uma solução, por meio de um projeto arquitetônico com fotografias da situação real no intuito de criar propostas sustentáveis, eficazes e eficientes.
 
Para o estudante, o CsF proporciona uma oportunidade ímpar, onde os alunos devem visualizar não somente cursar as disciplinas, mas também buscar publicar trabalhos, participar de congressos, feiras, entre outras atividades que possam somar no futuro de suas carreiras, além de ter um bom auxilio para nossas despesas. “Espero que esse programa cresça cada vez mais, dando oportunidade a novos bolsistas para que o Brasil se desenvolva e fortaleça tecnologicamente e cientificamente”, ressalta.
 
O bolsista afirma que foi uma honra receber essa premiação, mas reitera que é preciso trabalho árduo. “Desde o dia em que cheguei na Espanha me pergunto sempre o que estou fazendo para que esse momento agregue valor à minha pessoa como cidadão e como profissional, e me cobro bastante para chegar ao Brasil com uma bagagem diferenciada. Já realizei duas visitas de campo em ferrovias para poder compreender o funcionamento das mesmas e visualizar o que poderia ser implantado no meu país”, destaca o estudante.
Tags:

publicidade

publicidade