Trabalho e Formacao

Ministério da Educação lança nova chamada do Ciência sem Fronteiras

Programa terá nova modalidade, a de mestrado profissional

postado em 03/10/2013 12:50
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, lançou, nesta quinta-feira (3/10), nova chamda do programa Ciência sem Fronteiras. A novidade dos editais é a oferta de mestrado profissional nos Estados Unidos, uma formação científica aplicada com duração de um a dois anos, nas áreas prioritárias definidas pelo programa: engenharias e áreas tecnológicas, ciência da computação e da saúde, matemática, química e biologia.

De acordo com Mercadante, a intenção é ampliar a oferta de vagas nessa modalidade para outros países no ano que vem. O primeiro edital para a nova modalidae deverá ser publicado ainda em novembro de 2013, prevendo mil bolsas e a chegada dos bolsistas nos EUA no segundo semestre de 2014.

A abertura da nova chamada foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff no fim do mês passado. As novas bolsas de estudo serão para vagas em universidades em 19 países. No total, o programa concedeu mais de 53 mil bolsas a estudantes brasileiros. Desses, 14 mil concluíram os estudos no exterior, pelo período de um ano, e estão retornando ao Brasil. Para participar da nova chamada de graduação, o estudante precisa ter nota superior a 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação