SIGA O
Correio Braziliense

INTERCÂMBIO

Universidade recebe estudantes estrangeiros

Vindos de países em desenvolvimento, alunos chegam à UnB para cursar a graduação. Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (10)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/03/2017 20:41

Beto Monteiro/Secom UnB

Nesta sexta feira (10) aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT), a recepção aos alunos estrangeiros que participam do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). O evento serviu para dar as boas vindas e apresentar aos novos estudantes a estrutura da Universidade. O PEC-G é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Na seleção para o programa, foram escolhidos cerca de 50 estudantes estrangeiros.

O vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, enfatizou a relevância de receber estudantes oriundos de outros países para estudar na Universidade de Brasília. “Considero de suma importância o fato de poder acolher, em nossa Universidade, estudantes de diversos perfis culturais. Espero que os estudantes estrangeiros possam trocar experiências acadêmicas bastante significativas com nossos alunos e que todos possam compartilhar olhares heterogêneos das diversas temáticas, através da interação entre as culturas", disse.

 

Beto Monteiro/Secom UnB
 

 

PROCESSO

Para ser escolhido a participar do programa, o estudante deve ter, preferencialmente, entre 18 e 23 anos e precisa ter concluído o Ensino Médio ou correspondente. No processo de seleção ao ingresso, os alunos não-lusófonos participam de um curso de Língua Portuguesa e passam por exame de proficiência no idioma. Dentre os candidatos, prioriza-se aqueles que fazem parte de programas bilaterais de apoio socioeconômicos.

Além disso, a UnB procura escolher estudantes oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, como Angola, Bolívia, Cabo Verde, Cuba, Gana, Peru e outros. A pré-seleção dos candidatos postulantes às vagas é feita através das missões diplomáticas brasileiras nos países.

Para Sabine Gorovitz, diretora de Assuntos Internacionais (INT), a recepção dos estudantes estrangeiros é uma forma de partilhar saberes entre o Brasil e outras nações. “O programa visa trazer para a nossa Universidade alunos que possam desenvolver as suas potencialidades em conjunto com os estudantes brasileiros. Essa troca de conhecimento é, sem dúvida, enriquecedora. Todos saem ganhando”, afirma.


ATENÇÃO

As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

 

UnB Notícias