Intercâmbio

Abertas inscrições para projetos de formação docente do Mercosul

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/07/2017 19:26

A Comissão Regional de Formação Docente, integrante do Setor Educacional do Mercado Comum do Sul (Mercosul) abriu chamada pública para financiamento de projetos conjuntos de mobilidade de curta duração em formação de professores. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) integra o Setor Educacional do Mercosul, com representantes em diversas comissões.

 

Instituições que atuem com formação docente na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai podem participar, por meio de um projeto conjunto, em português ou espanhol, a ser enviado até as 23h59 (horário do Uruguai) de 2 de outubro deste ano.

 

Os projetos devem prever o intercâmbio (visita ou recepção) de docentes ou outros profissionais da educação e precisam envolver duas ou mais instituições de formação de professores de diferentes países. Outro requisito é prever estratégias de difusão e socialização dos resultados. Com duração de cinco dias úteis, o estágio (conhecido como pasantía) contempla a participação de cinco a dez pessoas.

 

Uma vez aprovado o projeto, as instituições devem comunicar a lista final de participantes com pelo menos 30 dias de antecedência do início do estágio. O orçamento máximo de cada estágio é US$ 20 mil, dos quais 20% serão desembolsados pela instituição participante.

 

Mobilidade

O Projeto Regional de Mobilidade em Formação Docente apoia propostas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. A iniciativa surgiu a partir da experiência do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), que apoiou a mobilidade de cerca de 250 profissionais da educação. Instituições interessadas em participar da chamada pública devem acessar o formulário de inscrição.