SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

ENSINO

Livro sobre educação democrática chega às livrarias

Exemplar traz a história da criação de escola democrática em Israel pelo autor Yaacov Hecht. O educador israelense também escreve sobre a construção de uma sociedade sustentável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/08/2016 18:02 / atualizado em 02/08/2016 16:48

A obra Educação Democrática - O começo de uma história de Yaacov Hecht acaba de chegar às livrarias. O livro traz o conceito e princípios das escolas democrática criadas pelo israelense. Após pesquisas nas chamadas escolas “abertas”, o educador reuniu os componentes que achou mais interessantes, como escolha de áreas de aprendizados, autogestão democrática, avaliação com enfoque no indivíduo - sem comparação com os outros estudantes e sem testes e notas; além dos alunos entrarem com 4 anos e saírem após 18.

Divulgação
O livro também traz a experiência vivida pelo autor como pioneiro nesse tipo de ensino em Israel. Após uma experiência pessoal frustrante com o sistema educacional tradicional, Hecht, professor e educador, percebeu em uma conversa com sua então namorada Sheerly, que precisava fundar uma escola com seus ideais. Foi quando, em 1987 estabeleceu a primeira empreitada em Hadera, Israel. O sucesso da iniciativa o levou a constituir um instituto para orientar pesquisas, formar educadores, apoiar a criação de escolas de mesmo perfil e governos no desenvolvimento de políticas públicas.

Os passos do processo de criação e desenvolvimento da escola, além de conceitos do autor sobre como esse tipo educacional pode mudar o movimento socioeducativo, construindo uma sociedade sustentável, estão descritos no livro.

Um longo caminho
O movimento de educação democrática iniciou-se na última década do século XX, em vários continentes, e ao longo do milênio vem se desenvolvendo e tornando-se cada vez mais conhecido. As escolas democráticas consistem em uma gestão feita por educadores e estudantes, dando liberdade para os alunos escolherem seu percurso de aprendizagem. Cada um é responsável por si, mas também pelos demais.

Onde encontrar

Educação Democrática - O começo de uma história de Yaacov Hecht.

285 páginas
Online: Amazon, Americanas.com, Cia dos Livros, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino
Disponível também nas lojas físicas da Saraiva.
Valor: R$ 57

 

Divulgação
 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade

publicidade