ForumMundialdaAgua

Em meio a racionamento, Brasília inicia programação do Fórum Mundial da Água

Com a expectativa de receber mais de 40 mil pessoas e a presença confirmada de 10 chefes de Estado, começa hoje o maior evento sobre o recurso hídrico. Encontro alternativo acontece na UnB, no Pavilhão do Parque da Cidade e no Museu dos Correios

Deborah Novais - Especial para o Correio
postado em 17/03/2018 08:00
Estruturas montadas no Centro de Convenções e no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha estão prontas para receber o público e os convidados
Em meio ao racionamento por causa da mais grave crise hídrica do Distrito Federal, os brasilienses podem, a partir de hoje, se envolver ativamente na discussão sobre a gestão de um dos recursos mais importantes e fundamentais para o ser humano: a água. Com o início do Fórum Mundial da Água e do evento paralelo alternativo, o Fama, o público pode participar de palestras, rodas de conversa, exposições interativas, entre outras atrações.

Para receber a oitava edição do evento mundial, que vai até sexta-feira, foi criado um espaço no estacionamento do Estádio Nacional, intitulado Vila Cidadã. Lá também acontecerá uma feira, enquanto o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebe o restante da programação. A abertura oficial do fórum só acontece amanhã, mas o complexo no Mané Garrincha pode ser visitado a partir de hoje.

Organizado pelo Conselho Mundial da Água ; com sede em Marselha, na França ;, o fórum internacional ocorre a cada três anos. As versões anteriores passaram por três continentes, mas esta é a primeira vez no hemisfério sul. A principal proposta é fomentar a discussão sobre a sustentabilidade hídrica a nível global.

São esperadas 42 mil pessoas de 150 países, incluindo 10 chefes de Estado. Entre eles, o presidente da Hungria, János Áder, e de Senegal, Macky Sall, o ministro de estado do Principado de Mônaco, Serge Telle, o primeiro-ministro do Marrocos, Saadeddine Othmani, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Lee Nak-yeon, e o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito Ktaishi Denka.

A programação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães é paga. É possível adquirir antecipadamente e no evento o passaporte diário ou a entrada para todos os dias do fórum. Com o ingresso, é possível acessar os painéis e palestras abertas ao público. Há reuniões restritas a representantes internacionais, por exemplo.
A montagem de diversos painéis havia sido finalizada, na manhã de ontem, principalmente no espaço Green Nation. Entre as instalações presentes, está a Asa Delta, em que os visitantes têm a impressão de voar sobre as bacias hidrográficas do país, com o uso de óculos de realidade virtual. Outra opção é a Estação Antártida, que pretende mostrar como é a moradia e o trabalho dos cientistas no continente polar.

Na Alameda Olhos D;água, diversos televisores apresentarão os 110 vídeos do Festival Voz dos Cidadãos. Os filmes, de até quatro minutos de duração, vêm de 26 países e concorrem a prêmios. A votação popular está aberta pela internet.
O Espaço Criança Candanga, do Governo do Distrito Federal, contará com atividades voltadas aos públicos infantil e jovem. Entre as ações estão oficinas de serigrafia e pintura em tela e de robótica sustentável e instrumentos musicais reciclados.
Para conscientizar os visitantes sobre o perigo de beber e dirigir, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estará com um circuito em que será possível simular embriaguez.
Gotita, o mascote da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento

Mascote

;Será uma oportunidade de trocar experiências com populações do mundo todo e também mostrar o que Brasília vem fazendo para ter água em quantidade e em qualidade, além de possibilitar que possamos evoluir no tratamento do recurso;, ressaltou o governador Rodrigo Rollemberg, que também visitou o espaço na manhã de ontem. Ele garante que estacionamento e transporte não serão problemas nos dias de evento.

Rollemberg apresentou à imprensa a mascote da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) para o fórum, a Gotita. A escolha do nome foi feita em votação com a participação de alunos das escolas públicas da cidade. A vencedora recebeu 52% dos votos.

Interatividade

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) participa do Fórum Mundial da Água em estande com exibição de vídeos e promoção de atividades interativas. A concessionária também organiza palestras pagas sobre temáticas como a crise hídrica no DF e as principais tecnologias usadas no tratamento de esgoto.

Com investimento de R$ 590 mil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a entrega do novo ônibus da Caesb, nomeado Expresso Ambiental, aconteceu ontem. Ele estará presente na área externa da Vila Cidadã para a visitação do público. Uma maquete do ciclo do saneamento, produzida pelo artista plástico Hugo Barros, e vídeos de conscientização também estão disponíveis. Após o evento, o veículo será usado em trabalhos de educação ambiental.

Fama

Programado para acontecer até quinta-feira, o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) é uma iniciativa paralela organizada com o intuito de questionar a legitimidade do evento mundial. Serão promovidos debates e atividades gratuitas e abertas ao público na Universidade de Brasília (UnB), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, no Museu Nacional da República e no Museu dos Correios.

No espaço Asa Delta, visitantes vão voar sobre as bacias hidrográficas do país, com o uso de óculos de realidade virtual

Cobertura e sorteio

O Correio Braziliense marca presença no Fórum Mundial da Água com um lounge no Centro de Convenções. Além de sortear
assinaturas digitais para os participantes, o espaço auxilia na cobertura do evento pelos repórteres do jornal.

Programe-se

Confira parte da programação de hoje nos dois fóruns:
Fórum mundial
Vila Cidadã (estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha)
Das 9h às 21h: espaços Jovem, Brasília, Criança Candanga, Leitura e Green Nation.
Das 10h30 às 11h: Programa Adote uma Nascente ; monitoramento ambiental e divulgação do banco de dados do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Das 11h15 às 11h45: Escola da Natureza: Oficina de bambu terapia.
Das 14h15 às 14h45 (área livre): Qual é o seu papel no ciclo das águas?, com a Secretaria do Meio Ambiente.
Fórum alternativo
Às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão (UnB): Assembleia popular das águas.
Das 14h às 18h, na sala 5 do Pavilhão João Calmon (UnB): Políticas para proteger a água, com a Federación Hugo Chávez Frias.
Das 14h, às 18h, na sala 10 do Pavilhão Anísio Teixeira (UnB): Construindo Diálogos ; mulheres e as lutas pelas águas, com a Rede de Mulheres Ambientalistas da América Latina.
Das 14h às 20h, na sala 19 do Pavilhão Anísio Teixeira (UnB): Povos indígenas e a íntima relação com a água, com o Conselho Indígena do DF.
Das 14h às 22h, no Museu Nacional da República: Mostra de filmes Água e Resistência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação