ForumMundialdaAgua

Brasil está entre os países que mais pesquisam sobre água na internet

Em 2017, o país foi responsável por 14% das buscas relacionadas ao tema no Google, atrás apenas de Portugal e Somália

Gabriela Vinhal
postado em 20/03/2018 12:30
Instalação no Fórum Mundial da Água, em Brasília
O Brasil é o terceiro país que mais procura informações sobre a falta de água no mundo. Na semana da 8; edição do Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, o Google realizou uma pesquisa para saber quais nações se mostram mais preocupadas com a crise hídrica mundial.
Em primeiro lugar, ficou Portugal, responsável por 23% das buscas relacionadas ao tema em 2017. A Somália ficou na segunda posição, com 16%. Já o Brasil, que ocupa a terceira posição, registrou 14% das buscas pelo assunto, seguido de Moçambique (11%) e Angola (7%).
[SAIBAMAIS]Segundo o Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais populares buscados, as principais perguntas sobre água potável no Brasil, desde 2004, são, em ordem de relevância:
  • O que é água potável?
  • Como se dá a oferta de água potável no Brasil?
  • Como saber se a água é potável?
  • Por que a falta de água potável facilita a transmissão de doenças?
  • Como obter água potável?
  • Como tornar a água potável?
  • Como transformar água salobra em potável?
  • De onde vem a água?
  • Como armazenar água potável?
  • Onde encontramos água potável?
[FOTO1126028]

Consumo consciente

Em plena crise hídrica e com racionamento de água há mais de um ano, a capital federal é palco de discussões do 8; Fórum Mundial da Água, aberto oficialmente pelo presidente Michel Temer na manhã de segunda-feira (19/3) no Palácio do Itamaraty. O evento ocorre até a próxima sexta-feira (23/3) e reúne lideranças, parlamentares e especialistas em debates, apresentações e intervenções culturais sobre o consumo consciente e a importância do recurso hídrico.
Em seu discurso de abertura, Temer destacou a importância do debate sobre a preservação dos recursos hídricos e reconheceu que não há tempo a perder. "O acesso à água está intimamente ligado à nossa capacidade de crescer de forma sustentável. Em nome do futuro da humanidade, é nossa obrigação buscar o desenvolvimento social em todas as vertentes: econômica, social e ambiental", afirmou o presidente.


Fórum Mundial

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Em Brasília, é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local ; representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa-DF) ; e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação