ir2015

Contribuinte pode prestar contas sem baixar o programa do IR na web

Os aplicativos necessários para o envio do m-IRPF já estão disponíveis nas lojas Google Play, para aparelhos com sistemas Android, e App Store, para os que rodam iOS

postado em 29/03/2015 07:40
Edilson Vasconcelos comemora as inovações: este ano, está usando aplicativos móveis e computador pessoal
Há alguns anos a tecnologia passou a ser uma aliada da Receita Federal para facilitar tanto a fiscalização quanto a prestação de contas dos contribuintes do país. Este ano, além de a declaração do Imposto de Renda poder ser preenchida e enviada por meio de tablets e smartphones (m-IRPF), há a possibilidade de atender às exigências do Leão diretamente no site do Fisco, sem necessidade de download do programa gerador.

Os aplicativos necessários para o envio do m-IRPF já estão disponíveis nas lojas Google Play, para aparelhos com sistemas Android, e App Store, para os que rodam iOS. ;Todos os anos, a Receita faz um esforço para facilitar o preenchimento da declaração de Imposto de Renda;, afirma o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso.

Entretanto, a declaração on-line, grande novidade de 2015, é restrita àqueles que têm certificado digital ou e-CPF, um documento oferecido por agências certificadoras escolhidas pelo Fisco. O e-CPF custa cerca de R$ 150 ao ano e promete não apenas facilitar o preenchimento do IR, mas também minimizar a possibilidade de erros por meio da declaração pré-preenchida.

Ao inserir o documento na declaração, os informes atualizados de fontes pagadoras, rendas relacionadas a imóveis e gastos com saúde serão importados automaticamente. Assim, os dados das declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), de Serviços Médicos (Dmed) e a de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) que o contribuinte envia são os mesmos que a Receita recebe das empresas, e a chance de que ele caia na malha fina fica reduzida.

;A inserção automática da Dmed é um grande avanço, porque muitas vezes as pessoas perdem as notas fiscais emitidas pelos médicos, inserem as despesas que tiveram com saúde mesmo assim e acabam tendo problemas. Para o próximo ano, espero que o Fisco possibilite ainda que a declaração pré-preenchida traga os dados relacionados a gastos com educação, facilitando ainda mais o processo;, afirma o especialista Francisco Arrighi, da Fradema Consultores Tributários. No ano passado, cerca de 30 mil contribuintes fizeram a declaração utilizando o e-CPF, e a Receita acredita que, em 2015, o número seja maior, já que estima que 2 milhões possuem a certificação.

Segurança
Outra inovação deste ano é a possibilidade de salvar a declaração no sistema da Receita, na internet, e continuar o preenchimento por meio de outra plataforma. O contribuinte pode, por exemplo, começar a prestar contas no telefone celular, salvar em nuvem e terminar o processo em casa, no computador pessoal. Quem adotou a ideia foi o auditor de Controle Interno Edilson Vasconcelos, 58 anos, que faz a declaração de toda a família. Para dar conta do recado, este ano ele está usando, além do computador, o aplicativo para tablet. Elea acha uma grande vantagem poder começar a declaração no computador e terminar no dispositivo móvel, em qualquer lugar. ;É prático, não preciso estar em casa para fazer;, acredita.

Além disso, todos os que se cadastrarem no site do Fisco poderão receber notificações e acompanhar o estado da declaração pelo smartphone.
Limites
Apesar de estarem acessíveis para quem possui aparelhos com sistema Android ou iOS, os aplicativos do m-IRPF não podem ser usados por todos os contribuintes. Quem teve ganhos de capital provenientes de bolsas de valores, venda de imóveis e alienação em geral só pode fazer a declaração pelo computador. Doações, rendas rurais ou vindas do exterior e rendimentos de soma superior a R$ 10 milhões também não podem ser declarados por dispositivos móveis.

O contribuinte que desejar corrigir uma informação deve importar a declaração para o computador, baixar o programa do IR no site da Receita e retificar os dados errados, pois as retificações não são permitidas em tablets ou smartphones. Além disso, não é possível imprimir a declaração enviada por meio desses dispositivos. Usuários de iOS devem salvar o documento depois de enviar, porque o sistema não salva automaticamente.

Fique atento, pois a Receita, desde 2014, não aceita mais a entrega por meio de disquetes na Caixa ou no Banco do Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação