Mundo

Mais apoio para Obama

Candidato recebe aprovação de mais superdelegados e de sindicato siderúrgico

postado em 15/05/2008 18:25
Washington - O pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta quinta-feira (15/05) o apoio de quatro superdelegados do bloco político do ex-senador John Edwards, que nessa quarta-feira (14/05) manifestou apoio à candidatura Obama.

O senador por Illinois também recebeu nesta quinta-feira (15/05) o apoio de um grande sindicato de trabalhadores americanos, o Sindicato Unido dos Trabalhadores na Siderurgia. O sindicato siderúrgico tem 600 mil filiados ativos, muitos deles com o perfil de trabalhador que votou na rival de Obama, a senadora Hillary Clinton, nas recentes primárias na Virginia Ocidental.

O apoio dos quatro superdelegados elevou o total de delegados conquistados por Obama a 1.895, em comparação aos 1.718 que apóiam Hillary Clinton. É necessário o apoio de 2.026 delegados para o pré-candidato ser nomeado pelo Partido Democrata. A convenção ocorrerá em agosto em Denver.

Edwards, que abandonou a corrida presidencial no fim de janeiro, chegou a conquistar 19 delegados e superdelegados. Em algumas horas, Obama conquistou o apoio de três desses delegados da Carolina do Norte e um de New Hampshire.

Aliados
Outros quatro superdelegados manifestaram nesta quinta-feira (15/05) apoio a Obama, dos quais três são deputados e um é líder sindical.

"Agora é o momento de nos unirmos com Barack Obama, assim estaremos na posição mais forte para derrotar os republicanos nas eleições de novembro," disse o deputado democrata James McDermott, um dos superdelegados.

O deputado Henry Waxman disse em comunicado: "Eu tenho um grande respeito pela senadora Clinton e seu marido, o ex-presidente Clinton. Mas agora está claro, de qualquer maneira, que o Partido Democrata está próximo a um consenso para a nomeação."

O sindicalista que nesta quinta-feira (15/05) manifestou apoio a Obama é Larry Cohen, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação da América.

Mesmo com o crescente apoio a Obama, a senadora Hillary Clinton é favorita para vencer as primárias da próxima semana no Kentucky, enquanto o senador poderá vencer no Oregon no mesmo dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação