Mundo

Argentina: traição ao governo

Em madrugada tensa, vice-presidente decide contra a chefe, desempata votação no Senado e derruba o aumento do imposto sobre o setor agroexportador. Cristina Kirchner acusa o golpe e se diz ;decepcionada;

postado em 18/07/2008 07:45
;Não estou traindo a presidenta. Ela que envie outro projeto. Quero que se chegue a um consenso. A história me julgará. Voto contra!” Em apenas quatro frases, depois de 18 horas de debates, o vice-presidente Julio Cobos, que pela Constituição Argentina é encarregado de presidir o Senado, colocou o governo em xeque e abriu uma séria crise institucional.

Cristina Kirchner, a presidenta, apostou todo o seu cacife político numa lei que onera as exportações de soja. O imposto saltou de 25% para 45%. A idéia era financiar os crescentes gastos da máquina estatal e conter a inflação, ampliando a oferta no mercado interno. Os produtores rurais reagiram. Ela enfrentou quatro greves do setor ruralista e mais de 900 bloqueios de estradas, medidas que desabasteceram supermercados, alimentaram a inflação e minaram a popularidade do governo.

Em vista da resistência, a presidenta resolveu, por sugestão de Cobos, colocar a medida, adotada em março, sob o escrutínio do Poder Legislativo. Ganhou na Câmara, por maioria de apenas quatro votos. No Senado, em uma madrugada tensa, a disputa foi voto a voto. Terminou empatada. Cabia ao vice-presidente decidir, e ele decidiu contra o governo do qual participa.

;A presidenta vai me entender. Não posso acompanhar a base governista. Estou agindo conforme as minhas convicções;, justificou Cobos, com nervosismo. Amigo do ex-presidente Néstor Kirchner, marido de Cristina, e oriundo da União Cívica Radical (UCR), partido que faz oposição, ele se aliou ao peronismo para integrar a coalizão vencedora nas eleições presidenciais de outubro passado.

Cristina deu o troco. No aeroporto de Resistência, na Província do Chaco, criticou com indiretas duras seu vice e os partidários que votaram com a oposição: ;Acompanharam-me alguns que não eram de nosso partido e nos decepcionaram outros que estavam conosco. A Argentina deve ser de todos, e não de poucos. Nosso compromisso é com os pobres. Os que não entenderam nossos compromissos de outubro talvez se dêem conta deles algum dia;.

O inesperado fracasso dos governistas pode significar um duro golpe para os cofres públicos. Sem legitimidade, o ministro da Economia deve revogar a medida, o que significa um rombo de US$ 11 bilhões. Horas depois da votação, Cobos afirmou que não renunciará à vice-presidência. ;Agi conforme a minha consciência, conforme achava ser o melhor;, assegurou.

Mudança de estratégia
O inesperado resultado poderia marcar uma virada no estilo de Cristina e do marido, que continua a ter grande influência no aparato estatal. Durante seu mandato (2003-2007), Néstor Kirchner quase não enfrentou oposição e conseguiu implementar seu projeto nacionalista para a economia, a política dos direitos humanos e a construção de um espaço político.

A disputa com o setor agropecuário começou por causa dos impostos, mas logo se transformou em uma batalha política, com a presidenta acusando os ruralistas de tentarem derrubá-la. A imagem de Cristina sofreu, e seus índices de popularidade caíram 30 pontos percentuais desde janeiro, segundo as pesquisas.

;A governabilidade não está em jogo. O que Cobos fez não foi votar contra o governo, mas sim a favor de uma Argentina que necessita de acordos. Estamos num país muito dividido;, analisou a consultora Graciela Rommer, da Rommer e Associados. ;O governo tem ampla maioria nas duas casas do Congresso, e a divisão em suas fileiras apenas comprova que não havia consenso sobre a questão.; O cientista político Rosendo Fraga acha que a derrota pode significar uma grande oportunidade de mudança de estilo para Cristina: ;Nas próximas 48 ou 72 horas, vamos ficar sabendo se o discurso governista aprofundará a confrontação ou se mudará, buscando o consenso;.

Leia mais no Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação