Mundo

Afeganistão reforça segurança nas ruas

;

postado em 17/08/2008 18:41
Cabul - A polícia estabeleceu diversos postos de controle pelas ruas de Cabul neste domingo (17/08) depois de mais de 7 mil soldados terem sido despachados para garantir a segurança da capital afegã às vésperas do dia da independência do país - um indício de como os militantes representam uma crescente ameaça para a cidade.

O restante do país atravessa uma crescente onda de violência. Segundo fontes policiais, diversas explosões no sul do Afeganistão provocaram a morte de pelo menos 73 supostos talebans e cinco seguranças particulares, enquanto nas estradas uma explosão matou 10 policiais.

O Ministério do Interior informou que o contingente extra de policiais na capital fará buscas em prédios e carros para "criar um ambiente de confiança e evitar qualquer ação inesperada do inimigo".

Festa cívica - O aumento da segurança acontece um dia antes das comemorações do 89; aniversário da independência do Afeganistão do domínio britânico. Qualquer falha na segurança durante as comemorações traria constrangimentos para o governo do presidente Hamid Karzai.

Em abril, um homem armado atirou contra Karzai durante uma parada militar em Cabul, matando três pessoas, incluindo um parlamentar. O porta-voz do Ministério do Interior, Zemarai Bashary, disse que uma força extra de mais de 5 mil policiais foi destacada para o que ele descreveu como a maior operação desse tipo em Cabul desde 2001, quando forças militares dos Estados Unidos derrubaram o regime fundamentalista islâmico liderado pelo Taleban.

Também neste domingo, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha admitiu que dois de seus soldados no Afeganistão estão envolvidos na recente morte de quatro civis no sul do país asiático, lamentou o incidente e informou que o caso será investigado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação