Mundo

Vírus que desafiam a medicina

;

postado em 02/10/2008 07:51
Ebola -- O vírus causador da febre hemorrágica surgiu no Zaire e no Sudão. A variante de Ebola que atingiu o país tinha taxa de mortalidade de 90%. Transmitido pelo sangue e por fluidos corporais, o microorganismo é considerado de baixo potencial epidêmico: o alto índice de letalidade e a concentração em áreas remotas impedem que o vírus se espalhe. O sintomas de infecção pelo Ebola incluem febre, vômito, diarréia e dor generalizada, além de ocasionais sangramentos interno e externo. Classificado como agente de biosegurança de nível 4, representa risco de ser usado como arma biológica. Não existe tratamento para o Ebola -- os cuidados com o paciente incluem isolamento, administração de eletrólitos e manutenção de oxigênio. O Congo sofreu em 1995 a mais grave epidemia, quando morreram 245 moradores de Kikwit.

Gripe Aviária -- O vírus H5N1 é um potencial causador de pandemia. Por afetar animais de muitas espécies em uma ampla área, é considerado panzoótico. O microorganismo já matou dezenas de milhões de pássaros e forçou o sacrifício de centenas de milhões. A primeira cepa a atingir aves foi identificada em 1959, após contaminar galinhas na Escócia. No entanto, pouco se assemelhava ao H5N1 que tem matado seres humanos. Os sintomas no homem incluem febre, tosse, dores musculares, conjuntivite, problemas respiratórios e pneumonia quase sempre fatal. A gravidade da infecção depende do estado do sistema imunológico do contaminado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o H5N1 já infectou 387 pessoas de 15 países, matando 245 delas -- uma taxa de mortalidade de 63,3%. Não existe tratamento 100% eficaz contra o H5N1, mas o Tamiflu pode inibir o vírus de se espalhar pelas células.

Hepatite C --
A doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (HCV) afeta o fígado. A infecção é quase sempre assintomática, mas uma vez estabelecida pode levar à fibrose do fígado e cirrose. O microorganismo é transmitido no contato sangue-sangue, por meio de drogas injetáveis, exposição a material médico e relação sexual. Não existe vacina disponível contra o mal. Os sintomas podem ser administrados e uma parcela dos pacientes se livra do vírus com o usod e medicamentos antivirais. Estima-se que entre 150 milhões e 200 milhões de pessoas estejam infectadas com o HCV em todo o mundo.

Gripe -- A doença influenza é provocada por vírus com RNA da família Orthomyxoviridae. Os sintomas incluem tremores, febre, dores musculares, dor de cabeça severa, tosse, fraqueza e desconforto generalizado. Em crianças e idosos, a gripe pode ser fatal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação