Mundo

Cientistas obtêm avanço importante para neutralizar bactéria

;

postado em 28/10/2008 11:21
WASHINGTON - Cientistas americanos criaram um novo tipo de agente experimental capaz de neutralizar as toxinas bacterianas como a produzida pela E. Coli, responsável pela maioria das intoxicações alimentares. Este novo inibidor representa potencialmente um avanço importante em relação aos antibióticos existentes. Utilizado em combinação com os atuais antibióticos, este novo agente pode ser eficaz contra inúmeros tipos de bactérias que produzem toxinas solúveis como a Escherichia coli enterohemorrágica, explicou David Bundle, principal autor deste estudo. Este inibidor, batizado (S)-PolyBAIT, protegeu ratos de laboratório contra os efeitos de uma dose tóxica da toxina Shiga, que provoca a Síndrome Hemolítica e Urêmica (SHU), típico das intoxicações alimentares produzidas pela E. coli. "Os antibióticos não podem ser utilizados sozinhos para tratar alguns casos graves de infeção com E. coli já que as bactérias destruídas liberam mais toxinas ao morrer", indicaram os autores do estudo. "Este inibidor pode neutralizar estas toxinas, fazendo com que a combinação de com antibióticos possa ser muito eficaz", acrescentaram. O estudo foi divulgado pelos Anais da Academia de Ciências Americana (PNAS).