Mundo

Nasa simula Terra sem ozônio

Estudo revela que ausência da camada de proteção contra a radiação ultravioleta potencializaria risco de câncer e provocaria queimaduras em quatro minutos. Líder da pesquisa prevê efeitos em praias fluminenses

postado em 21/03/2009 08:00
Ano 2065. Dois terços da camada de ozônio foram destruídos pela emissão de clorofluorcarbono (CFC) a uma taxa de 3% ao ano. Os níveis de cloro na estratosfera ; a segunda camada da atmosfera, entre 15km e 50km de altitude ;, estão 40 vezes mais altos que o normal. Sem encontrar uma barreira natural, a radiação ultravioleta (UV) aumentou 650% e é intensa o bastante para causar queimaduras em poucos minutos, expondo a pele a um risco seis vezes maior de câncer. Não fosse o Protocolo de Montreal, assinado em 1987 e ratificado por 193 países, tudo isso seria real. Cientistas do Centro de Voos Espaciais Goddard, da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), simularam como seria o planeta caso o documento regulando o uso de produtos à base de CFC e controlando a fabricação de substâncias nocivas ao ozônio não tivesse sido criado. No cenário projetado, as belas praias do Rio de Janeiro seriam ambientes perigosos para a saúde. ;Em nossa simulação, o índice de UV para o Rio, em um dia de céu claro, variaria de 12 (em 2009) para 39 (em 2065);, afirmou Paul A. Newman, co-diretor do painel científico do Protocolo de Montreal e líder da pesquisa da Nasa. ;Uma pessoa de pele branca levaria entre 10 e 20 minutos para desenvolver uma queimadura solar perceptível em um índice 10 de UV. Para um índice 39, esse tempo diminuiria para quatro minutos;, acrescentou, em entrevista ao Correio, por e-mail. Pessoas de pele morena ficariam queimadas em nove minutos. Newman e seus colegas adotaram um dos modelos estratosféricos mais sofisticados do mundo. ;Em nossa simulação, os CFCs são liberados e carregados até a baixa atmosfera pelos ventos. Na estratosfera, a radiação solar os quebra, liberando o cloro, que destrói o ozônio;, explicou o cientista. ;A temperatura do modelo é automaticamente ajustada, em resposta à liberação contínua de CFCs e à devastação do ozônio pela sopa de moléculas, partículas e radiações.; Vida longa A ratificação do Protocolo de Montreal não representa uma salvaguarda imediata para o meio ambiente. Newman lembra que os CFCs têm vida longa e podem durar de 50 anos a um século. ;Nós estimamos que a camada de ozônio das latitudes médias voltará ao nível natural em 2050. O famoso buraco de ozônio da Antártida estará recuperado aos níveis da década de 1980 até 2070;, disse o autor da pesquisa publicada pela revista científica Atmospheric Chemistry and Physics. Segundo a simulação feita pela Nasa, em 2020 cerca de 17% de todo o ozônio da atmosfera teria desaparecido e um novo buraco surgiria a cada ano sobre o Oceano Ártico. Em 2040, as concentrações globais de ozônio coincidiriam com os mesmos níveis do buraco da Antártida. No fim do ano 2065, os índices de ozônio teriam despencado 67% em relação à década de 1970.