Mundo

Tufão paralisa capital das Filipinas

Agência France-Presse
postado em 17/07/2009 14:50
MANILA - Um tufão paralisou nesta sexta-feira a capital das Filipinas, Manila, assolada por gigantescas inundações, anunciaram os serviços de emergência locais, destacando que milhares de pessoas foram deslocadas.

A tempestade tropical, batizada Molave, atingiu na noite desta sexta-feira (horário local) as ilhas Batan, perto de Taiwan, antes de ser elevada pelos serviços meteorológicos à categoria de tufão, com ventos de 95 km/h.

O rio Marikina, que transbordou, ameaça os bairros da parte leste da capital. Escolas, escritórios e até a Bolsa de Manila foram fechados. Alguns voos domésticos foram suspensos.

Os serviços da proteção civil em Manila anunciaram que duas pessoas estão desaparecidas, e que mais de 4.000 foram evacuadas diante da subida das águas dentro e em volta da metrópole de 12 milhões de habitantes.

Os dois desaparecidos seriam uma criança de nove anos em San Mateo (leste de Manila) e um homem em Imus (sul de Manila).

Os serviços meteorológicos advertiram que até 20 cm de chuva podem cair sobre o norte do país nas próximas 24 horas, provocando transbordamentos súbitos e deslizamentos de terra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação