Mundo

"O Talibã posa como ameaça ao Afeganistão", diz Amir Hussain

postado em 20/07/2009 08:00

Hussain considera O paquistanês Amir Hussain, especialista em estudos teológicos e autor de Oil & water - two faiths: one God (Petróleo e água - Duas fés: um Deus), considera "trágico" o vídeo em que um soldado norte-americano sequestrado pela milícia fundamentalista afegã Talibã apela pelo fim da ocupação no país. Em entrevista ao Correio, por e-mail, o estudioso em islamismo admitiu que a gravação é uma peça de propaganda dos extremistas e ressaltou a ameaça representada pelos talibãs ao país.

No vídeo divulgado ontem, o soldado Bowe Bergdahl afirma que os EUA invadiram um país independente e revela o medo de ser morto. Que tipo de mensagem o Talibã tenta enviar à Casa Branca?
Eu considero esse vídeo trágico. Este é um soldado que foi capturado e forçado a fazer um vídeo de propaganda para o Talibã. Eu espero que ele seja libertado ileso. Eu vejo o vídeo, claramente, como uma peça de propaganda para o Talibã. Nós não sabemos se o soldado atualmente sustenta as visões que ele expressa, ou se ele é forçado a dizer essas coisas pelos talibãs. Eu não acho que isso ajudará o Talibã a ganhar simpatia. Em vez disso, o vídeo é desenhado para mostrar aos simpatizantes do Talibã que sua causa é justa. Eu creio que a reação da Casa Branca e entre os americanos será fazer o que puderem para conseguirem o retorno seguro do soldado.


O soldado também pediu que a opinião pública pressione o governo americano a retirar as tropas. Como o senhor vê isso?
[SAIBAMAIS]Em primeiro lugar, eu acho que há apoio nos Estados Unidos para a retirada das tropas do Afeganistão. Muitas pessoas nos EUA se opõem à guerra. O conflito começou como uma busca a Osama bin Laden e aos mentores dos atentados de 11 de setembro. Quase oito anos depois, ele se transformou em algo que muitos pensam ser uma ocupação, bem parecida com o que ocorre no Iraque. Eu não acho que o vídeo aumentará a pressão da opinião pública pela retirada. Acho que muitaos americanos vão querer uma operação militar para resgatar o soldado. Se ele for morto, tenho certeza de que haverá chamados à vingança.


O Talibã ganhou poder nos últimos dois ou três anos? O grupo fundamentalista representa uma ameaça real à soberania do Afeganistão?
Eu acho que o Talibã posa como ameaça ao Afeganistão. Temos no país muitos povos diferentes em termos de etnias, idiomas e religiões. O Talibã é capaz de sustentar o poder em partes do Afeganistão, mas não em toda a nação. O Talibã também recebe apoio do Paquistão, que por sua vez recebe apoio dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação