Mundo

Europa celebra movimento que abalou a Cortina de Ferro

postado em 19/08/2009 18:42
O presidente da Hungria, Laszelo Solymon, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, participaram nesta quarta-feira das festividades para relembrar os 20 anos do evento conhecido como "Piquenique Pan Europeu", um marco no processo de abertura da Cortina de Ferro, que separava os blocos capitalistas e comunistas na Europa.

Há vinte anos, partidários da incipiente oposição da Hungria organizaram um piquenique na fronteira com a Áustria para pressionar por maior liberdade política e promover a amizade com os vizinhos ocidentais. A notícia se espalhou, e os militantes foram acompanhados por 10 mil pessoas, entre vários alemães orientais que pretendiam fugir para a Áustria.

O piquenique deu início ao desmantelamento da Cortina de Ferro, que isolou o Leste Europeu do resto da Europa desde o final da década de 1940. "Os húngaros deram asas aos sonhos de liberdade dos alemães orientais", disse Merkel a uma plateia com políticos diplomatas, ex-refugiados alemães orientais e vários dos organizadores do piquenique europeu de 1989.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação