Mundo

Furacão Jimena avança para México com ventos de 250km/h

Agência France-Presse
postado em 31/08/2009 19:53
ReutersO furacão Jimena passou nesta segunda-feira à categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, com ventos de 250 km/h, antes de chegar à terra no noroeste do México, informou o Serviço Meteorológico mexicano (SMM).

"Já atingiu a categoria 5 e prossegue rumo à Baixa Califórnia Sul", revelou um funcionário do SMN à AFP.

Sua trajetória se mantém na direção nordeste e ele se desloca a 17 km/h, com ventos firmes de 250 km/h e rajadas de até 305 km/h.

Jimena está no momento a 475 km a oeste-sudoeste do balneário de Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, e a 490 km ao sul do balneário turístico de Los Cabos, em San Lucas, na Baixa Califórnia Sul.

O SMN calcula que às 3h (horário de Brasília) Jimena "voltará à categoria quatro" da escala Saffir-Simpson, quando estiver 130 km a noroeste da Ilha Socorro, no estado de Colima, e a 365 km ao sul do Cabo San Lucas, tocando a terra por este último ponto na noite de amanhã ou madrugada de quarta-feira.

Jimena, que ganhou força no domingo no Oceano Pacífico, é considerado um furacão extremamente perigoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação