Mundo

A primeira grande derrota do Talibã

postado em 12/09/2009 07:00
O analista de defesa paquistanês Hasan-Askari Rizvi acredita que a prisão de Muslim Khan, porta-voz do Talibã no Vale do Swat, mostra que a facção islâmica enfrenta sérias dificuldades. ;O Talibã perdeu o controle físico de uma região, o que deu impulso na moral do Exército paquistanês, que agora concentra suas ações no Waziristão do Sul e na Passagem de Khyber;, comentou. Por e-mail, ele explicou ao Correio como funciona a intrincada operação do Tehrik-i-Taliban-i-Pakistan (TTP), o Talibã do Paquistão.

Qual é a importância da prisão de Muslim Khan no Vale do Swat? Que impacto isso terá sobre o Talibã no Paquistão?
A prisão de Muslim Khan e de outros talibãs mostra que as forças de segurança paquistanesas estão agora capturando a liderança do Talibã no Vale de Swat. Isso revela uma desordem no Talibã. O líder máximo do grupo, Mulá Fazlullah, ainda está em fuga e precisa ser capturado.

O senhor acredita que a prisão possa minar o Talibã na região e ser um indicador de que a captura de Bin Laden está próxima?
A operação no Vale do Swat é a primeira grande derrota do Talibã. Eles perderam o controle físico de uma área. Isso deu um impulso na moral do Exército paquistanês, que está agora concentrando suas ações no Waziristão do Sul e na Passagem de Khyber (ambas áreas tribais). De qualquer modo, o Talibã ainda é muito forte nessas regiões tribais. Sua história pode não terminar muito em breve. É difícil sugerir se Osama bin Laden ainda está vivo.

O que se pode esperar das próximas operações contra o Talibã e a Al-Qaeda no Paquistão? O senhor acredita que Obama precisará ampliar a ofensiva contra a Al-Qaeda para capturar Bin Laden?
O governo do Paquistão e o Exército são agora unânimes na opinião de que os militantes islâmicos, incluindo o Talibã paquistanês, são uma ameaça à ordem cívica. Eles continuarão a perseguir as operações militares nas áreas tribais para enfraquecer o movimento Talibã.

Como o Talibã opera atualmente no Paquistão?
O grupo Tehrik-i-Taliban-i-Pakistan (TTP) tem estabelecido uma rede efetiva de líderes nas áreas tribais, que obedecem ao comando de seus líderes. Então, há grupos afiliados nessas regiões que operam de modo idependente, mas funcionam em colaboração com facções baseadas no TTP. O Talibã do Swat tem links próximos com o TTP, mas seu líder, Mulá Fazlullah, atuava de modo independente. No passado, ele tinha ligações próximas com alguns grupos militantes baseados no interior do país. Atualmente, o TTP passa por uma difícil transição a uma nova liderança, que ainda não consolidou sua posição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação