Mundo

Tsunami deixa 19 mortos no arquipélago de Samoa

Agência France-Presse
postado em 29/09/2009 20:15
Ao menos 19 pessoas morreram devido a um forte terremoto, seguido de tsunami, que atingiu na manhã desta terça-feira o arquipélago de Samoa, no pacífico sul, segundo fontes locais.

A rádio KSBS-FM revelou que ao menos 14 pessoas morreram na Samoa Americana, território dos Estados Unidos no arquipélago.

Outras cinco pessoas teriam morrido na vizinha Samoa, país membro da Comunidade Britânica, declarou David Dolphin, diplomata neozelandês em Ápia, a capital.

"As informações indicam danos sérios, pelo menos cinco mortos e muitas pessoas desaparecidas", disse Dolphin. A maior parte de estragos parece ter sido registrada no sul de Samoa, atingido por ondas de seis a oito metros, informaram diversas fontes.

Segundo uma rádio da Nova Zelândia, várias aldeias foram destruídas pelo tsumani e muitas pessoas permanecem desaparecidas.

O terremoto, de 8 graus de magnitude, ocorreu às 06H48 (14h48 Brasília), segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), gerando tsunami no Pacífico Sul.

O epicentro do terremoto foi localizado 200 km a sudoeste de Ápia, precisou o Instituto Geofísico americano (USGS).

O alerta de tsunami emitido para uma ampla faixa do Pacífico após o terremoto foi suspenso, anunciou o centro de alertas de tsunami do Pacífico, com sede nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação