Mundo

Mitchell se reune com premier israelense em Jerusalém

Agência France-Presse
postado em 11/10/2009 17:42
JERUSALÉM - O enviado americano ao Oriente Médio, George Mitchell, se reuniu neste domingo (11/10) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pela segunda vez em seu novo giro pelo Oriente Médio, informaram fontes da presidência do Conselho.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, também participou na reunião destinada a reativar o processo de paz, durante mais de uma hora, segundo esta fonte.

Após estes encontros, Netanyahu enviará na próxima semana dois de seus conselheiros a Washington para dar continuidade a estes contatos, acrescentou fontes de seu gabinete.

Pela manhã, Netanyahu, que já havia se reunido sexta-feira com Mitchell, manteve um encontro com seis ministros de seu gabinete para falar sobre estes encontros com o enviado americano.

O comitê central do movimento Fatah, dirigido pelo presidente da Autoridade palestina, Mahmud Abbas, reiterou neste domingo sua oposição à retomada das negociações com Israel sem um fim completo da colonização na Cisjordânia e Jerusalém.

Horas antes, no Cairo (Egito), o enviado americano pediu para realizar atos para reativar o processo de paz no Oriente Médio.

"Todos os que acreditam realmente na paz devem assumir a responsabilidade de atos que permitam atingir estas metas", disse ao sair de uma reunião com o ministro egípcio das Relações Exteriores, Ahmed Abul Gheit.

Mitchell, que realizou nos últimos meses várias viagens pela região, reiterou sexta-feira, após encontrar-se com o premier israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino Mahmud Abbas, o apoio de Washington à coexistência de Israel e de um Estado palestino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação