Mundo

EUA pede a hondurenhos para resolverem "por si sós" seus problemas

Agência France-Presse
postado em 06/11/2009 15:41
WASHINGTON - Os Estados Unidos mantêm o compromisso com o diálogo para a superação da crise política em Honduras, mas esclareceu que devem ser os próprios hondurenhos a resolverem "por si sós" o conflito, declarou nesta sexta-feira um porta-voz do Departamento de Estado à AFP.

"Nossos esforços estão centrados em facilitar um processo pragmático de diálogo e em criar um ambiente no qual os hondurenhos possam enfrentar a questão da devolução do poder (ao presidente deposto Manuel Zelaya)", afirmou o porta-voz, Charles Luoma-Overstreet, por telefone à AFP.

O porta-voz reagiu, assim, à declaração de quinta-feira de um senador republicano, Jim DeMint, que levantou o veto a duas importantes nomeações do governo de Barack Obama, depois de assegurar que havia recebido garantias oficiais de que Washington reconheceria o resultado das eleições hondurenhas de 29 de novembro, quer Zelaya regresse ao poder ou não.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação