Mundo

EUA: excesso de peso é vinculado a mais de 100.000 casos de câncer por ano

Agência France-Presse
postado em 06/11/2009 16:45
WASHINGTON - Mais de 100.000 casos de câncer por ano nos Estados Unidos estão ligados à obesidade ou ao excesso de peso, segundo um informe do American Institute for Cancer Research divulgado nesta sexta.

Os cientistas determinaram que o excesso de gorduras corporais era responsável por 49% dos casos de câncer uterino; 35% de esôfago; 28% de pâncreas; 24% de mama; 21% de vesícula; 17% de tumores cancerosos do peito e 9% dos casos de câncer colorretais.

"Sabemos agora que o excesso de peso desempenha papel básico num grande número dos cânceres mais comuns", destacou o médico Laurence Kolonel, um dos autores do informe.

Embora a medicina não tenha estabelecido firmemente por que a obesidade aumenta o risco de câncer, os cientistas acreditam que uma quantidade maior de estrógenos produzidos pela gordura poderia ser o dispositivo desencadeador, em particular para os tumores mais sensíveis a este hormônio, como os de mama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação