Mundo

Incêndios devastam leste da Austrália

Agência France-Presse
postado em 22/11/2009 12:39
RYLSTONE - Incêndios alimentados por fortes ventos, temperaturas muito elevadas e um longo período de seca ameaçavam neste domingo centenas de habitantes de aldeias a noroeste de Sydney, no leste da Austrália, anunciaram as autoridades.

Foi emitido o alerta máximo para as localidades de Rylstone, Kandos e Clandulla, 170 km a noroeste de Sydney.

Os incêndios foram provocados pela seca que assola há meses a maior parte do estado de Nova Gales do Sul e por uma onda de calor que começou em novembro, antes mesmo do início do verão no hemisfério sul.

Em fevereiro, incêndios deixaram 173 mortos no estado vizinho de Victoria (sudeste), destruindo milhares de casas, na pior catástrofe natural da história recente da Austrália.

Em Sydney, onde a temperatura era de 40;C neste domingo, as praias ficaram lotadas.

Cerca de mil bombeiros estão tratando de apagar uma centena de incêndios em toda a Nova Gales do Sul. Um dos focos já devastou 1.200 hectares perto de Rylstone e Kandos.

O fogo continua muito ativo perto das áreas habitadas, destacou Anthony Clark, porta-voz dos bombeiros. Uma casa já foi destruída pelas chamas, outras 40 estão ameaçadas e os moradores foram orientados a se preparar para uma eventual evacuação.

Rylstone, porta de entrada para o parque nacional Wollemi, Patrimônio da Humanidade, tem cerca de 1.200 habitantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação