Mundo

Tumulto em manifestação de estudantes na Grécia

postado em 07/12/2009 15:49

ATENAS - Confrontos entre policiais e anarquistas foram novamente registrados nesta segunda-feira em Atenas, durante uma manifestação de estudantes em homenagem a um jovem de 15 anos morto há um ano por um policial.

Um grupo formado por uma centena de jovens, alguns de 12 e 13 anos, atirou pedras em policiais, antes de ser dispersado pelas forças de segurança, constatou um jornalista da AFP.

Nove pessoas foram detidas no início da tarde, quando os manifestantes - cerca de 5.000 segundo a polícia - andavam para o Parlamento.

Pequenos grupos se misturaram então ao protesto e lançaram projéteis contra lojas e policiais, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo.

Os manifestantes se dispersaram no meio da tarde, enquanto várias centenas de policiais bloqueavam a reitoria da Universidade de Atenas para prevenir qualquer ocupação.

Domingo, anarquistas ocuparam a reitoria durante algumas horas e hastearam bandeiras vermelhas e pretas.

Mais cedo, cerca de 20 jovens apedrejaram a entrada de uma delegacia do centro de Atenas. Dois adolescentes, de 15 e 18 anos, foram detidos.

Nesta segunda-feira, cerca de 5.000 pessoas também protestaram em Salônica, a grande cidade do norte da Grécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação