Mundo

Um sobrevivente da história

postado em 06/01/2010 20:29

Muitos se perguntaram se o japonês Tsutomu Yamaguchi foi o mais sortudo ou o mais azarado dos homens. Afinal, ele era a única pessoa reconhecida oficialmente pelo governo japonês a ter sobrevivido aos dois ataques atômicos da história, que arrasaram as cidades de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e Nagasaki, três dias depois, e encerram a Segunda Guerra Mundial com dois dos momentos mais dramáticos e vergonhosos da história da humanidade.

Aos 93 anos, Tsutomu Yamaguchi morreu na segunda-feira, em Nagasaki, onde vivia, vítima de um câncer de estômago. A informação foi confirmada ontem por fontes do governo do Japão. "Perdemos uma testemunha das mais importantes desta história", lamentou, em comunicado, o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, que lamentou que sua cidade tenha perdido "um excelente contador de histórias."

Engenheiro, Yamaguchi estava trabalhando em Hiroshima quando, precisamente às 8h15, a bomba atômica explodiu. No momento da explosão, ele caminhava a cerca de dois quilômetros do epicentro da explosão. Atingido pelo impacto, ele sofreu queimaduras graves nos braços e, apavorado como todos os outros , ele decidiu que o melhor a fazer diante daquele cenário de destruição era retornar a Nagasaki, onde vivia. Ironicamente, ele buscou refúgio justamente no lugar que, em 9 de agosto, às 11h02, seria devastado por um novo ataque nuclear.

O japonês estava em seu escritório contando aos colegas o horror que presenciara em Hiroshima quando a segunda bomba atômica lançada pelos americanos foi detonada, a três quilômetros de distância, arrasando o prédio onde ele se encontrava. "Acreditei que o cogumelo atômico havia me seguido até aqui", recordaria ele mais tarde. O ataque a Hiroshima matou cerca de 140 mil pessoas e outras cerca de 70 mil morreram em Nagasaki.

A história de Tsutomu Yamaguchi motivou diversas reportagem desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Mas, em março do ano passado, ele virou notícia ao redor do globo quando o governo japonês o reconheceu oficialmente como a única pessoa viva a ter sobrevivido aos dois ataques. "Minha dupla exposição à radiação é agora reconhecida pelo governo", declarou Yamaguchi à época. "Eu posso dizer às gerações mais novas os horrores dos ataques atômicos mesmo depois de eu morrer", ressaltou no ano passado.

Figura querida e respeitada em Nagasaki, Yamaguchi se tornou conhecido no Japão por suas frequentes palestras sobre os horrores da guerra e também como ativista pelo desarmamento nuclear. No fim do ano passado, Yamaguchi recebeu a visita do cineasta James Cameron, o diretor de Titanic e Avatar, que pretende fazer um filme sobre as duas bombas atômicas. Segundo sua família, ao fim do encontro o japonês teria dito: "missão cumprida", sobre seu empenho em divulgar a história dos ataques atômicos.

Em novembro, o Correio visitou as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Na segunda cidade, a reportagem tentou encontrar Tsutomu Yamaguchi. Mas foi informada pelos funcionários do Museu da Paz de Nagasaki que o japonês estava internado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação