Mundo

Imigrante é ser humano que tem de ser respeitado, diz Papa

Agência France-Presse
postado em 10/01/2010 10:12
CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI afirmou neste domingo (10/1) durante a oração do Ângelus que "o imigrante é um ser humano que tem de ser respeitado", depois da perseguição aos trabalhadores africanos nos últimos dias no sul da Itália.

"É preciso voltar ao coração do problema, voltar para o significado da pessoa humana", declarou o Papa, referindo-se aos enfrentamentos dos últimos dias em Rosarno, na Calábria, no sul da Itália.

"Um imigrante é um ser humano, diferente por sua procedência, sua cultura e suas tradições, mas é uma pessoa, que tem de ser respeitada e que tem direitos e deveres", disse Bento XVI. "A violência nunca deve ser, para ninguém, a maneira de resolver as dificuldades. O problema é de ordem humana, e convido cada um a olhar para o rosto de um próximo e descobrir sua alma, sua história e sua vida pensando: é um homem, e Deus o ama como me ama", encerrou o Papa.

Os incidentes em Rosarno aconteceram após uma manifestação, na noite de quinta-feira, de várias centenas de trabalhadores agrícolas imigrantes - em maioria ilegais -, que protestavam contra a agressão de vários deles.

Os manifestantes incendiaram carros, e entraram em confronto com a polícia.

Sexta-feira (8/1), para se vingar, os moradores conduziram uma verdadeira "caça aos imigrantes", durante a qual cerca de 30 estrangeiros foram feridos. No dia seguinte, os trabalhadores imigrantes foram evacuados para outras regiões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação