Mundo

Contêiners furados deixam porto dos EUA em alerta

Agência France-Presse
postado em 12/01/2010 16:17

RALEIGH - Um importante porto da Carolina do Sul (sudeste dos EUA) foi fechado nesta terça-feira (12) depois de nove contêineres de um "produto altamente explosivo" identificado como pentrita terem sido furados por acidente, informaram as autoridades.

O incidente aconteceu às 09H00 locais (12H00 de Brasília) na cidade de Morehead City, na costa leste dos Estados Unidos. "Encontramos um produto altamente explosivo em nove contêineres no porto de Morehead City", declarou à AFP Amy Thompson, uma porta-voz das autoridades portuárias.

"O produto foi encontrado por acaso. Quando os barris foram furados, nos demos conta de que se tratava de um produto explosivo", acrescentou.

O produto foi identificado como pentrita, destacou o chefe da polícia local, Wes Lail. A pentrita é um explosivo muito potente que pode ser ativado por um detonador ou por um forte calor. O produto também é utilizado em atividades ligadas à cardiologia.

É o explosivo que foi utilizado na tentativa de atentado do dia do Natal, contra um avião da Northwest Airlines que fazia a ligação entre Amsterdã e Detroit. "Todo o perímetro está bloqueado", declarou o prefeito da cidade, Jerry Jones, à rede CNN, ressaltando que as autoridades estão tentando "impedir as pessoas de se aproximarem".

As autoridades recomendaram a evacuação preventiva do centro da cidade, que tem cerca de 15.000 habitantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação