Mundo

Profissionais de saúde voluntários vão para o Haiti em uma semana

postado em 22/01/2010 20:43
Os primeiros profissionais brasileiros de saúde que se ofereceram para ir ao Haiti ajudar a população vítima do terremoto no último dia 12 deverão viajar para lá em uma semana. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que eles partam no próximo dia 29/1, a bordo de um porta-aviões italiano que funcionará como hospital durante os próximos nove meses.

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira equipe será composta por 13 servidores de hospitais federais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Eles permanecerão a bordo da embarcação por cerca de 30 dias e, para lidar com a situação local, passarão por um breve curso de instrução dois dias antes de embarcarem, em Fortaleza (CE)

Ao final dos 30 dias, os profissionais serão substituídos por uma nova equipe de voluntários. De acordo com o ministério, mais de 4 mil cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e outros especialistas de instituições privadas e autônomos se inscreveram para ir ao Haiti, cujo governo estima que existam pelo menos 200 mil feridos e 1 milhão de pessoas sem ter onde morar.

Hoje (22), o Ministério da Saúde encaminhou para a Base Aérea do Rio de Janeiro cerca de 150 toneladas de medicamentos e insumos para as vítimas do terremoto no Haiti. São anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, entre outros medicamentos doados pela Farmanguinhos/Fiocruz ; que forneceu 40 toneladas - e arrecadados pela Secretaria de Saúde de Goiás, que recolheu cerca de 110 toneladas entre diversos laboratórios do estado. A previsão é de que os medicamentos sigam para o Haiti neste final de semana.

Além disso, o ministério diz possuir em seu cadastro de doações cadeiras de roda, frascos de higienizador de mãos, serviços de transporte para o translado de produtos e insumos como sangue.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação