mundo

Ahmadinejad ordena produção de urânio altamente enriquecido

France Presse

Publicação: 07/02/2010 10:12 Atualização:

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, ordenou neste domingo (7/2) o início da produção de urânio altamente enriquecido, diante da falta de acordo para a troca de combustível nuclear com as grandes potências, acusadas de "brincar" com o Irã nas negociações.

Ahmadinejad fez o anúncio poucos dias depois de ter afirmado que o Irã não teria problemas para aceitar um eventual intercâmbio. "Eu afirmei: demos de dois a três meses e, se não estiverem de acordo, começaremos nós mesmos a produzir urânio altamente enriquecido", declarou Ahmadinejad na inauguração de uma exposição dedicada à tecnologia laser.

"Também dissemos recentemente: vamos fazer uma troca (de urânio iraniano levemente enriquecido por combustível enriquecido a 20% pelas grandes potências), mas somos capazes de produzir urânio a 20%", explicou o presidente iraniano. "Mas começaram a brincar conosco, apesar de terem enviado mensagens de que queriam encontrar uma solução", completou.

No sábado (6/2), o presidente do Parlamento iraniano, Ali Laridjani (ligado ao Guia Supremo da República, o aiatolá Ali Khamenei, notoriamente contrário ao acordo), endureceu o tom ao acusar os ocidentais de "enganar o Irã" para "roubar o urânio enriquecido".

Vários países ocidentais acusam o Irã de tentar produzir armamento nuclear sob o pretexto de um programa nuclear civil, o que Teerã nega.

Esta matéria tem: (2) comentários

Autor: Saka nage
É hipocrisia países que têm armas nucleares exigirem que o Irã não as tenha. Não deveria ter ninguém, deviam ser considerados objetos a serem banidos do mundo, e o país que fosse flagrado mantendo armas nucleares sofreria fortes sanções. Por que não se propõe isso, ao invés de proibir só alguns? | Denuncie |

Autor: neide aguiar
A "batata" do iraniano ahmadinejad está assando. O dono do Prêmio Nobel da PAZ já disse que vai invadir o pedaço. Te cuida Ahmadinejad!!!!!!!!!!! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.