Mundo

Astronautas concluem segunda saída do Endeauvor

Agência France-Presse
postado em 14/02/2010 11:10
Dois astronautas do ônibus espacial Endeavour finalizaram neste domingo a segunda saída ao espaço dentro da missão destinada a modernizar a Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Nasa.

Bob Behnken e Nicholas Patrick concluíram com êxito nesta sexta a primeira das três saídas orbitais da missão de 13 dias, quando trabalharam durante seis horas e 32 minutos para instalar os módulos Tranquility e Cupola.

O ;Tranquility; terá o sistema de suporte de vida mais sofisticado instalado até agora no espaço, incluindo um sistema de saneamento e controle atmosférico, assim como um compartimento de banheiros para a tripulação.

;Cupola; é um módulo de observação que, com seis janelas laterais e uma central, todas elas com obturadores de proteção contra micrometeoritos, oferecerá uma vista incomparável da Terra para os moradores da ISS.

Também terá uma função chave com sua estação de trabalho robotizada, de onde serão controladas as operações de manutenção da ISS e a instalação de outras estruturas no futuro.

Este foi o último lançamento de um ônibus espacial. A NASA aposentará sua frota de três ônibus espaciais no final deste ano, após outros quatro voos programados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação