Mundo

Obama pede solução bipartidária para reforma da saúde

Agência France-Presse
postado em 20/02/2010 15:40
WASHINGTON - O presidente americano Barack Obama pediu neste sábado (20/2) a republicanos e democratas que encontrem um enfoque bipartidário para a reforma da saúde, que permita o avanço da proposta

No programa semanal de rádio, Obama convidou os líderes dos dois partidos para uma reunião bipartidária sobre a saúde na próxima semana e manifestou esperança de que estes participem "em um espírito de boa fé".

"Não quero que esta reunião se transforme em um teatro político, no qual cada lado simplesmente repita seus argumentos e tente ganhar pontos políticos", disse o presidente.

"Peço aos membros dos dois partidos que busquem uma área comum em um esforço para resolver um problema que temos há gerações".

O plano de Obama para oferecer cobertura de saúde a milhões de americanos sem assistência médica ficou bloqueado no Congresso no início do ano, depois que os democratas perderam a caderia do Senado de Massachusetts, que pertencia ao falecido senador Edward Kennedy.

A vitória republicana significou também que os democratas perderam a maioria de 60 votos, necessária para aprovar a maioria das leis no Senado.

Todos os republicanos do Senado manifestam uma oposição firme ao projeto de reforma da saúde.

Na busca por um bipartidarismo que o tire do beco sem saída, Obama lembrou que apoiou algumas ideias republicanas sobre a reforma desde o início.

O presidente recordou que alguns republicanos apresentaram uma proposta para permitir que os americanos adquiram um seguro de uma companhia em outro estado, além de dar às pequenas empresas a opção de um trabalho conjunto para oferecer assistência médica a preços menores.

"Acredito que ambas são boas ideias - sempre e desde que as pensemos de uma forma que proteja os benefícios, proteja os pacientes e proteja o povo americano", destacou o presidente.

"Espero que os democratas e os republicanos possam se reunir na próxima semana em torno destas e de outras ideias", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação