Mundo

Secretário de Justiça dos EUA diz que norte-americanos vão manter Guerra às Drogas

postado em 24/02/2010 16:01
Rio de Janeiro - A política norte-americana de Guerra às Drogas, que completa 40 anos, não será abandonada pelo governo do presidente Barack Obama, apesar das recentes críticas feitas por diversos especialistas. Para o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, não há como deixar de combater as drogas, porque elas causam muitos problemas sociais em seu país.

;O consumo de drogas tem um impacto extremamente negativo nos Estados Unidos. Venho de Washington, onde fui promotor-chefe há alguns anos, e eu testemunhei a devastação que ocorreu. Há muita violência e disfunção social relacionadas à venda e ao uso de drogas. E essa é a razão por que vamos continuar nossos esforços para lutar essa batalha;, afirmou.

Holder afirma, no entanto, que, ao lado da repressão, é preciso investir no tratamento dos usuários de drogas, para que a demanda por essas substâncias seja reduzida. ;Precisamos ser inteligentes e não apenas ;durões; para lidar com esse assunto. Se casarmos o tratamento com o foco na repressão seremos bem sucedidos e reduziremos de forma significativa essa conduta que tem um impacto tão negativo no meu país;, disse.

A política de Guerra às Drogas, declarada pelo presidente norte-americano Richard Nixon em 1971, envolvia repressão nos Estados Unidos, mas também ações militares no exterior. Atualmente, os norte- americanos prestam assistência às iniciativas militares contra as drogas da Colômbia, maior produtor mundial de cocaína, e do México, principal porta de entrada de entorpecentes nos Estados Unidos.

No entanto, a Guerra às Drogas tem recebido críticas de especialistas. Para estes, apesar de todos os esforços empreendidos no combate às drogas, a venda e o consumo de substâncias entorpecentes continuam altos no mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação