Mundo

Sirenes alertam para tsunami no Havaí após tremor no Chile

Agência France-Presse
postado em 27/02/2010 15:39
Os moradores das áreas costeiras do Havaí, incluindo os turistas, foram alertados por sirenes a abandonar a zona, diante da possibilidade de um tsunami após o forte terremoto que atingiu a costa chilena.

A costa da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, incluindo zonas dos condados de Los Angeles e de San Diego, também foi colocada em alerta diante da possibilidade de tsunami.

No Havaí, as sirenes alertando para o tsunami soaram às 06H00 local (13H00 Brasília) e a previsão é que ondas provocadas pelo terremoto atinjam a região às 11H19 local (18H00), segundo funcionários das agências de emergência.

Ao menos 144.500 pessoas vivem na zona sob alerta no Havaí, explicou um porta-voz da Defesa Civil, acrescentando que cerca de 90 mil habitantes de Oahu foram orientados a abandonar a região costeira.

"É preciso tomar a sério qualquer alerta de evacuação de tsunami", disse John Cummings, porta-voz da Defesa Civil havaiana. "Sabemos que esta onda vem, só não sabemos seu tamanho".

"Um tsunami poderá causar danos ao longo da costa de todas as ilhas do estado do Havaí", assinalou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico em um comunicado.

"Se você vive em qualquer parte da zona de evacuação, é preciso sair", disse na TV John Cummings, do Departamento de Coordenação de Emergências de Oahu.

"Vamos tratar isto como uma ameaça de tsunami destrutiva".

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que sacudiu hoje a zona central do Chile provocou um alerta de tsunami em toda região do Pacífico que integra o Cinturão de Fogo, que se estende do Japão a Antártida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação