Mundo

EUA cancelam alertas de tsunami

Agência France-Presse
postado em 28/02/2010 12:33
Os 53 alertas de tsunami para a região do Pacífico, feitos pelo governo norte-americano por causa do terremoto de 8,8 graus na escala Richter no Chile, foram cancelados hoje (28). O tremor de terra ocorrido no território chileno na madrugada de ontem (27) matou pelo menos 300 pessoas.

Um porta-voz do Centro de Acompanhamento de Tsunamis, com base no Havaí, disse que vários países do pacífico perceberam ondas mais altas que o normal, mas que já não há perigo de eventos mais destruidores. As informações são da BBC Brasil.

No Japão, mais de 200 mil pessoas foram retiradas da costa do país por precaução. Entretanto, as ondas no país passaram de 30 centímetros para pouco mais de 1 metro, bem abaixo dos 3 metros temidos pelas autoridades japonesas. Por isso, o governo reduziu seu nível de alerta para normal.

Ondas gigantes causaram danos e mortes nas áreas mais próximas ao tremor, no Chile. No arquipélago chileno de Juan Fernández, cinco pessoas morreram.

Na cidade de Talcahuano, a cerca de 100 quilômetros do epicentro do terremoto, as ondas chegaram a 2,3 metros. A infraestrutura portuária foi danificada e barcos pesqueiros foram arrastados para fora do mar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação