Mundo

Embaixada do Brasil no Chile mantém buscas por brasileiros entre vítimas do terremoto

Agência France-Presse
postado em 02/03/2010 16:02
Brasília ; A Embaixada do Brasil no Chile mantém as buscas por brasileiros desaparecidos depois do terremoto do último sábado (27/2). O cálculo de autoridades é que há aproximadamente de 300 a 700 brasileiros no Chile que querem voltar para casa. Mas os aeroportos do país ainda operam com dificuldades. O governo analisa a hipótese de enviar mais uma avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na próxima quinta-feira (4/3) para transportar os que pretendem retornar ao Brasil.

[SAIBAMAIS]De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, a comunidade brasileira no Chile reúne cerca de 12 mil pessoas. Os tremores de terra no país costumam ser frequentes, mas ocorrências como a última, que atingiu 8,8 graus na escala Richter, são raras. O terremoto matou pelo menos 723 pessoas e deixou várias desaparecidas e desabrigadas.

Estradas, edifícios públicos e privados foram destruídos. As principais áreas atingidas foram 30 regiões no Sul e Centro do país. O governo chileno decretou estado de catástrofe do tipo de exceção, colocando em alerta essas áreas.

Ontem (1;/3) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou que mais 30 brasileiros que estavam no Chile retornassem no avião reserva da Presidência da República. Adultos e crianças chegaram na madrugada de hoje (2/3) a São Paulo. Antes, uma aeronave, também da FAB, havia trazido 12 brasileiros que estavam país vizinho - nove civis e três militares.

De acordo com o Itamaraty, os diplomatas brasileiros que estão no Chile mantêm contato permanente com as autoridades chilenas em busca de informações e as providências estão sendo tomadas.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros, que pode ser contatado pelos números (61) 3411-8804, (61) 3411-8805 e (61) 8197-2284, das 10h às 18 h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação