A presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou nesta quarta-feira (3) que não há crise de desabastecimento de alimentos ou de combustíveis no país por causa dos terremotos do último sábado. Segundo ela, há alimentos e combustíveis suficientes e a população precisa ter tranquilidade nos lugares onde haverá distribuição de alimentos.
De acordo com informações da BBC Brasil, a presidente chilena disse ainda que pediu aos empresários que mantenham os empregos para que o drama causado pelos terremotos à população não fique pior por causa da desocupação.
Quase 800 pessoas morreram após o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o país no sábado.
Michele Bachelet disse ainda que a meta do governo é atender primeiro as situações de emergência e depois fazer a reconstrução das áreas afetadas.
Ela disse ainda que o serviço de energia elétrica já está sendo restabelecido nas regiões de Maule e Bío-Bío. Contudo, o porto de Tacahuano está paralisado e o desastre afetou setores da economia como agricultura, pesca e fábricas de celulose.
Ela afirmou ainda que o país estava passando por um forte desenvolvimento antes do terremoto e estava sendo elogiado pela redução da pobreza, apesar de ter ampliado a desigualdade entre os que ganham mais e os que ganham menos.
O Chile foi o primeiro país da América do Sul a entrar para a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.