Mundo

Celibato de sacerdotes é uma das causas da pedofilia

Agência France-Presse
postado em 10/03/2010 16:02
O cardeal Christoph Schonborn, arcebispo de Viena, considera que o celibato dos sacerdotes, característica exclusiva da Igreja católica, explica em parte os atos de pedofilia cometidos por religiosos, em uma publicação de sua diocese nesta quarta-feira (10/3).

[SAIBAMAIS]A uma questão as causas desse tipo de abuso, denunciado em casos na Alemanha e na Áustria recentemente, o cardeal disse que figuram "também a educação dos sacerdotes, assim como as consequências da revolução sexual da geração de 1968 e o celibato como desenvolvimento pessoal".

Christoph Schonborn pediu uma "mudança de visão" sobre o celibato, assunto tabu para o Vaticano. "Chega de escândalos! Como fazer para não sermos considerados suspeitos de infrações que não cometemos? Porque sempre toda a Igreja é acusada", afirmou.

Três casos de abusos que remontam aos anos 1970 e 1980 foram revelados nos últimos dias, reforçando o fato de a Igreja ter acorbertado religiosos por todos esses anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação