mundo

Para embaixador, crise Israel-EUA é a pior em 35 anos

France Presse

Publicação: 15/03/2010 09:51 Atualização:

A atual crise entre Israel e Estados Unidos é a pior em 35 anos, afirmou o embaixador israelense em Washington. "As relações entre Israel e Estados Unidos passam pela crise mais grave desde 1975", declarou Michael Oren durante uma reunião, por telefone, com os cônsules israelenses nos Estados Unidos durante o fim de semana, informa o jornal Yediot Aharonot.

Oren, que é um renomado historiador do Oriente Médio, se referia a uma grave crise em 1975 entre os dois aliados, quando os Estados Unidos obrigaram Israel a executar uma retirada parcial do Sinai egípcio, que na época era ocupado pelo Estado hebreu.

As declarações contradizem a afirmação de domingo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que tentou minimizar a crise provocada na semana passada com o anúncio, em plena visita do vice-presidente americano Joe Biden, de um novo projeto de colonização em Jerusalém Oriental anexado.

O anúncio - a construção de 1.600 casas em um bairro judeu que fica em uma área de maioria árabe e que foi ocupado e anexado por Israel em 1967 - foi considerado uma "humilhação" por Washington.

Também foi interpretado como um obstáculo aos esforços americanos para reativar o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Anderson Pereira
Israel é igual aos EUA, adoram cometer atrocidades e violar os direitos humanos | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.