Mundo

Obama recebe Netanyahu na Casa Branca

Agência France-Presse
postado em 23/03/2010 21:13
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente americano, Barack Obama, se reuniram nesta terça-feira (23/3) durante cerca de 90 minutos, na Casa Branca, revelou um responsável americano.

Netanyahu permaneceu na Casa Branca após a reunião, fechada à imprensa e que ocorreu em meio à polêmica gerada pelo anúncio de Israel de construir 1.600 casas em Jerusalém Oriental.

Durante o encontro, a imprensa israelense informou que a prefeitura de Jerusalém aprovou a construção de 20 casas no local onde está o hotel Shepherd, no bairro palestino de Sheikh Jarrah.

O projeto, lançado pelo milionário judeu Irving Moskowitz, que financia várias organizações ultranacionalistas, tem como objetivo declarado a ocupação israelense em bairros árabes de Jerusalém Oriental, anexada por Israel.

Mais cedo, Netanyahu não deu sinais de ceder aos apelos dos Estados Unidos de suspender a construção de novas casas para colonos judeus em Jerusalém Oriental, o que alguns analistas consideram a pior contenda entre os aliados em anos.

"Se os americanos apoiam os pedidos irracionais feitos pelos palestinos com relação ao congelamento das colônias em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, o processo de paz corre o risco de ficar bloqueado por um ano", afirmou Netanyahu.

"As relações entre Israel e os Estados Unidos não devem ser reféns de diferenças entre os dois países sobre o processo de paz com os palestinos", acrescentou o premier, segundo a imprensa israelense.

Em um forte discurso feito nesta segunda-feira ao poderoso lobby judaico-americano Aipac, Netanyahu declarou que "Jerusalém não é uma colônia", em uma aparente mensagem direcionada ao presidente Obama.

Os Estados Unidos alertaram que a expansão das colônias judaicas em Jerusalém oriental debilita diretamente a credibilidade do país como mediador e seus esforços por conversas de "aproximação" iniciadas entre Israel e os palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação