Mundo

Chef Jamie Oliver leva "Revolução da Comida" aos EUA

Agência France-Presse
postado em 25/03/2010 16:10
O chef britânico Jamie Oliver está levando sua cruzada contra a comida insalubre para o outro lado do Atlântico, com a estreia de seu ;reality show; "A Revolução Alimentar de Jamie Oliver" (Jamie Oliver;s Food Revolution).

Ícone pop da culinária moderna, Oliver aterrissa em Huntington, Virgínia ocidental - uma cidade que ele próprio designou como a mais insalubre da América por causa da obesidade desenfreada -, prometendo revolucionar a forma como seus moradores comem.

Oliver defende as alegrias de se preparar comida fresca cuidadosamente desde o início no lugar da comida barata processada, que contribuiu para que os Estados Unidos se tornassem um dos países com mais obesos no mundo.

Em seu novo probrama de TV, que estreia na sexta-feira com seis episódios na emissora ABC, o chef, de 35 anos, tenta ajudar os moradores a se livrarem de sua dieta de hambúrgueres, cachorros-quentes e pizza.

Na Grã-Bretanha, por influência de Oliver, as escolas revisaram o cardápio do almoço nas escolas.

Graças a seus livros sobre as alegrias da comida preparada com simplicidade - um estilo culinário que lhe rendeu o apelido de "o chef nu" (the naked chef) - ele acendeu ao status de ícone gastronômico com seu apreciado programa de TV exibido na BBC.

Oliver planeja ensinar a comunidade norte-americana a preparar refeições saudáveis que "não custam os olhos da cara".

No primeiro episódio, ele visita o refeitório de uma escola do ensino fundamental e uma família local que sofre de sobrepeso e subnutrição, na esperança de produzir uma verdadeira transformação culinária.

"Esta comida vai matar seus filhos", diz ele à mãe, condenando a dieta da família, baseada em alimentos fritos e gordurosos, enquanto os olhos da mulher ficam cheios de lágrimas.

A mensagem, enfatizada por seu típico sotaque britânico, é a de que a boa comida é um direito divino: toda a criança tem o direito a refeições frescas e nutritivas na escola, e toda família merece uma alimentação genuína e saudável.

Durante o programa, Oliver enfrenta a forte resistência dos moradores de Huntington, aferrados à sua forma de vida e nada dispostos a mudar, mas presumivelmente conseguirão, finalmente, ver a luz quando os créditos subirem na tela, ao final do episódio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação