Mundo

Na casa dos reis

Na França, castelos transformados em hotéis permitem ao viajante hospedar-se em lugares de alta importância histórica e com confortos jamais imaginados pela corte europeia

postado em 31/03/2010 07:45

Château Le Prieuré, em Anjou: ar de sobriedade e histórias sobrenaturaisCenários de emocionantes batalhas onde, de um lado, um grupo defende suas torres e os altos muros de pedra e, do outro, um bando de guerreiros procura invadir a propriedade para uma nova conquista à base da força, os castelos sempre mexeram com a imaginação das pessoas. As cenas de confrontos, claro, fazem parte geralmente do imaginário masculino, mas qual garota também nunca sonhou com uma história de princesa vivida em um castelo de altas torres em forma de pirâmide cônica, mais conhecidas como chapéus de bruxa?

Imaginar a vida dos ocupantes de castelos ; reis, rainhas, princesas e damas arrastando seus longos vestidos pelas vastas escadarias, sempre com soldados devidamente paramentados a acompanhá-las ; é sempre um prazeroso exercício para mentes sonhadoras. Visitar lugares assim, ter contato com uma atmosfera que em tudo lembra história, luxo, ostentação, poder e fantasia é, sem dúvida, realizar um sonho.

Os mais interessantes e belos castelos estão na Europa. A França, por exemplo, está repleta deles, e o Vale do Loire é uma das regiões que mais concentram construções do gênero. Como não existem mais reis para mandar e desmandar no país ; o último foi Luís XVI, destronado em 1789 com o famoso episódio da Queda da Bastilha ;, alguns castelos viraram museus, com ambientes recriados para ilustrar um passado de orgulho, glórias e confusões políticas, enquanto outros se transformaram em hotéis.

Aventura
Hospedar-se em um desses castelos (ou seculares mansões) franceses transformados em hotéis significa, mais do que um prazer, sentir-se fazendo parte de um período da história. E melhor: com confortos inimagináveis até pelas privilegiadas cortes da realeza europeia.


Uma boa dica para quem pretende se hospedar em uma (ou mais) dessas construções é conhecer o grupo Grandes Etapes Françaises, que conta com 10 opções de hotéis espalhados pelo Vale de Loire (Le Château d;Artigny, Le Domaine de Beauvois, Le Choiseul e Le Prieuré ; foto), pela Alsácia (Le Château de l;;le e Le Château d;Isenbourg), Borgonha (Le Château de Gilly), pela Costa Azul (Le Mas d;Artigny & Spa), nas redondezas de Paris (Le Château d;Esclimont) e de Genebra (Le Château de Divonne). Em qualquer um desses lugares, com toda a certeza, a imaginação vai levar você a reviver aventuras de alguns séculos atrás. Porém, sem correr o risco de levar uma flechada perdida disparada por algum guerreiro em uma das muitas batalhas por poder disputadas nos verdejantes campos franceses.

Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense desta quarta-feira, 31/3.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação