Mundo

EUA anunciam US$ 1,15 bilhão em ajuda para a reconstrução do Haiti

postado em 31/03/2010 11:42
A secretária de Estado americana Hillary Clinton anunciou nesta quarta-feira uma ajuda de 1,15 bilhão de dólares para a reconstrução de Haiti depois do terremoto de janeiro passado.

"Os Estados Unidos se comprometem com 1,15 bilhão de dólares para a recuperação e a reconstrução do Haiti a longo prazo", afirmou Hillary ante os participantes na conferência de doadores em Nova York.

"Este dinheiro se destinará ao plano do governo haitiano nas áreas de agricultura, energia, saúde, segurança e governabilidade", acrescentou Clinton.

Ao inaugurar o encontro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu o financiamento de um "futuro melhor" para o Haiti.

[SAIBAMAIS]Representantes de 138 países e organismos como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional estão na sede da ONU para tentar arrecadar 3,8 bilhões de dólares para o Haiti nos próximos 18 meses.O valor seria a primeira parte de um total de US$ 11,5 bilhões, necessários para a reconstrução do país mais pobre das Américas em um prazo de 10 anos.

"Ao fim deste dia, acredito que teremos ajudado verdadeiramente o Haiti a avançar no caminho que leva para um novo e melhor futuro", disse Ban ao inaugurar o evento.

O plano de ação para a reconstrução nacional e o desenvolvimento pretende transformar a tragédia em oportunidade para reconstruir o Haiti sobre novas bases.

A conferência é presidida por Ban, pela secretária de Estado americana e pelo primeiro-ministro haitiano René Preval.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação