Mundo

Vaticano compara críticas à Igreja ao antisemitismo

Agência France-Presse
postado em 02/04/2010 16:25
CIDADE DO VATICANO, 2 abril 2010 (AFP) - Os ataques atuais à Igreja, abalada por escândalos de pedofilia, fazem lembrar "os aspectos mais penosos do antisemitismo", afirmou, nesta sexta-feira, o padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, durante rito religioso celebrado na presença do papa Bento XVI, no Vaticano.

"Com desgosto, acompanho o ataque violento e direcionado contra a Igreja e o Papa", disse o religioso franciscano, ao mencionar trechos de uma carta de solidariedade enviada "por um amigo judeu", após a onda de acusações contra a Igreja e o Papa por ter acobertado casos de abusos sexuais de menores cometidos por sacerdotes na Europa e nos Estados Unidos.

"O uso de estereótipos e a transferência de responsabilidades e culpas pessoais para coletivas me lembram os aspectos mais vergonhosos do antisemitismo", disse o religioso, cujo sermão foi dedicado à violência, em particular à dirigida contra a mulher e cometida no seio familiar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação