Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, elogiaram nesta quinta-feira (8/4) o acordo assinado pelos presidentes da Rússia e dos Estados Unidos para a redução dos arsenais nucleares dos dois países. Segundo eles, a parceria é a sinalização de um novo momento mundial.
“É um marco importante nos esforços internacionais para promover o desarmamento nuclear e para alcançar um mundo livre de armas nucleares”, disse Moon. “A redução do papel e do número de armas nucleares é um passo positivo rumo a um mundo seguro e pacífico, livre de armas nucleares que podem ter um impacto positivo nos esforços de não proliferação nuclear”, afirmou Amano.
Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e russo, Dimitri Medvedev, assinaram o acordo bilateral em Praga, na República Tcheca. Os cálculos indicam que os arsenais americano e russo alcancem mais de 2 mil e 2,5 mil ogivas nucleares estratégicas, respectivamente.
O acordo estabelece que a redução ocorrerá ao longo de sete anos e que cada parte limitará o seu número de ogivas nucleares a 1.550. O novo teto é cerca de 30% menor que o de 2,2 mil ogivas previsto pelo acordo antigo de redução nuclear russo-americano.
Os governos da Rússia e dos Estados Unidos também se comprometeram a limitar a 700 o número de mísseis balísticos capazes de levar as ogivas nucleares. Atualmente, os Estados Unidos têm 798 desses artefatos, enquanto a Rússia tem 566, menos que o limite.
Esta matéria tem: (1) comentários
Autor: Francisco Vieira
Como o povo é ingênuo! E como a imprensa é hipócrita! Os EUA e Russia irão diminuir os gastos nucleares apenas para sobrar mais dinheiro para gastarem em outros tipos de tecnologias militares! Não é por bondade ou consciência. É apenas por conveniência... | Denuncie |