Mundo

Obama quer adesão de Israel contra proliferação nuclear

Agência France-Presse
postado em 13/04/2010 21:35
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira (13/4) esperar a adesão de Israel ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), mas evitou opinar sobre o arsenal atômico que o Estado hebreu não admite abertamente.

"Estamos falando de Israel ou de qualquer outro país. Creio que aderir ao TNP é importante", disse Obama na coletiva ao final da Cúpula sobre Segurança Nuclear, que reuniu líderes de 47 países em Washington.

[SAIBAMAIS]O primeiro-ministro israelense, Benjamín Netanyahu, cancelou inesperadamente sua participação na Cúpula, convocada por Obama, e enviou o vice-premier e ministro de Inteligência e Energia Atômica, Dan Meridor.

Segundo a imprensa de Israel, Netanyahu decidiu não viajar para evitar a pressão direta de certos países muçulmanos sobre a abertura das instalações israelenses às inspeções internacionais.

A exemplo de outros Estados nucleares, como Índia e Paquistão, Israel não firmou o Tratado de Não Proliferação, a fim de evitar a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão da ONU sediado em Viena.

"Em relação a Israel, não vou comentar sobre seu programa (nuclear)", disse Obama aos jornalistas, no momento em que a imprensa associa a ausência de Netanyahu em Washington à crise de confiança entre EUA e seu histórico grande aliado no Oriente Médio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação