Mundo

Associação de Teólogos Juan XXIII pede renúncia do Papa

Agência France-Presse
postado em 21/04/2010 14:39
A Associação de Teólogos e Teólogas Juan XXIII pediu em um manifesto a renúncia do Papa Bento XVI, pois consideram que ele "não tem a idade nem a mentalidade" para lidar com os desafios que a Igreja Católica enfrenta, segundo o jornal El País.

"Nos parece que o pontificado de Bento XVI está esgotado e que o Papa não tem a idade nem a mentalidade para responder adequadamente aos graves e urgentes problemas que a Igreja Católica possui atualmente", garante o manifesto do grupo, divulgado nesta quarta-feira na edição on-line do El País.

"Pedimos para ele, com o devido respeito à pessoa do Papa, que apresente a renúncia de seu cargo", insiste a associação, criada em 1982 com o objetivo de cultivar o espírito de liberdade e diálogo do Concílio Vaticano II, e que reúne teólogos cristãos.

As propostas do manifesto, feitas "com espírito construtivo e destinadas à transformação evangélica da Igreja Católica", incluem "iniciar um processo de democratização da Igreja com a participação de todos os fiéis católicos na eleição dos cargos de responsabilidade dentro da mesma Igreja".

"Acreditamos que a atual organização da Igreja Católica é obsoleta e corresponde mais a uma monarquia absoluta do que ao movimento de Jesus, comunidade de iguais", acrescenta a associação, lembrando que "desde as origens do cristianismo e durante vários séculos, a Igreja foi organizada e governada com a participação do povo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação