Mundo

Seul acusa Pyongyang por naufrágio de navio

Agência France-Presse
postado em 22/04/2010 07:33
As forças militares da Coreia do Sul acusaram a Coreia do Norte pelo naufrágio de um de seus navios de guerra no mês passado, que teria sido afundado por um torpedo lançado por um submarino norte-coreano, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A acusação foi transmitida ao presidente Lee Myung-Bak e ao ministério de Defesa logo após o naufrágio no fim de março, destacou à Yonhap uma fonte militar não identificada.

"Nossos serviços de inteligência concluíram que um submarino da Coreia do Norte atacou o navio com um torpedo pesado", disse a fonte, segundo a qual os submarinos norte-coreanos têm torpedos com ogivas de 200 quilos.

Um navio de guerra sul-coreano de 1.200 toneladas afundou após uma explosão misteriosa que o partiu em dois no dia 26 de março, provocando a morte dos 46 tripulantes, perto da disputada fronteira no Mar Amarelo.

Até o momento Seul não acusou diretamente a Coreia do Norte, que nega qualquer envolvimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação