Mundo

Entenda como funciona o sistema eleitoral britânico

Agência France-Presse
postado em 04/05/2010 16:45
O sistema eleitoral britânico favorece o Partido Trabalhista do primeiro-ministro Gordon Brown, mas os conservadores de David Cameron parecem ser os mais bem posicionados para retornar ao poder que perderam em 1997, nas próximas eleições gerais de 6 de maio.

Veja a seguir as principais características do sistema eleitoral britânico:

- O primeiro-ministro britânico pode anunciar eleições a qualquer momento de seu mandato, depois de pedir à rainha que dissolva a Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico. Uma vez eleita, essa câmara tem um tempo de vida variável, limitado ao máximo de cinco anos.

- As eleições ocorrem mediante um sistema "uninominal majoritário", que ocorre em apenas um turno em cada circunscrição. Ou seja, o eleitor escolhe um candidato entre vários, e o candidato que obtém o maior número de votos é eleito para representar essa circunscrição. Esse sistema joga a favor dos trabalhistas, que reúnem um recorde de circunscrições favoráveis.

- As 650 circunscrições da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte são formadas por 70.000 eleitores, que escolhem um deputado para representá-los na Câmara dos Comuns.

- Os eleitores escolhem seus deputados, mas não diretamente o primeiro-ministro.

- O partido que consegue a maioria absoluta na Câmara dos Comuns forma um governo e seu líder converte-se em primeiro-ministro.

- Os líderes dos principais partidos também são deputados.

- É pouco comum acontecer de nenhum partido conseguir a maioria absoluta na Câmara dos Comuns, mas segundo as pesquisas, isso poderá ocorrer este ano. Essa situação pode levar a uma coalizão ou a um governo minoritário.

- No entanto, na última vez em que isso ocorreu, em 1974, foi necessário convocar eleições depois de nove meses para sair da situação denominada "hung parliament" (parlamento sem maioria absoluta).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação