Mundo

Maré negra: equipes se preparam para queimar petróleo no mar

Agência France-Presse
postado em 05/05/2010 15:48
Equipes de emergência se preparam nesta quarta-feira (5/5) para realizar uma queima controlada do petróleo derramado no Golfo do México, afirmando que o clima favorável permite a realização do procedimento, para proteger a costa sudeste dos Estados Unidos

"Calculamos que nenhuma área povoada será afetada pelas operações de queima controlada e não se prevê nenhum impacto nos mamíferos e tartarugas marinhas", explicou em comunicado o centro de informação da plataforma petroleira Deepwater Horizon (DHICIC, em inglês) que coordena a reação ao derramamento.

Os funcionários já realizaram uma queima controlada no dia 28 de abril, quando parte da mancha de petróleo ardeu durante 28 minutos, o que, segundo o DHICIC, eliminou com sucesso milhares de litros de petróleo do mar.

"Para garantir a segurança, a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) controlará continuamente a qualidade do ar e deterá o procedimento caso não possam ser mantidas as normas de segurança", explicou o comunicado.

Calcula-se que cerca de 9,5 milhões de litros de petróleo vazaram desde que a plataforma utilizada pela britânica BP afundou no dia 22 de abril, ainda em chamas dois dias após a explosão que matou 11 funcionários.

O ducto que conectava a plataforma à cabeça do poço está, agora, quebrado e a 1.500 metros de profundidade, expelindo petróleo a um ritmo de 800 mil litros por dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação